Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ATIVIDADES DO CURSO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

ATIVIDADE 2.1 – NAVEGANDO A DERIVA

MARCOS ROBERTO VAZ PINTO
Ficar a deriva é sempre um perigo, pois não se sabe onde as águas vão te levar. Sempre que estou estudando algum assunto, me dou o direito de navegar sem saber onde vou parar. Claro que sempre buscando o assunto que é minha questão a ser resolvida. Ainda assim considero perigoso esse tipo de navegação pois a gente nunca sabe se o site que estamos entrando a gente vai passar é confiável ou não. Se no mar os monstros marinhos e altas ondas são o perigo, aqui os vírus são o que nos ameaçam.

De qualquer forma é sempre gostoso navegar com ou sem rumo. Se os perigos ameaçam seu computador, o melhor é manter um bom anti-virus atualizado. Depois é só alegria.



ATIVIDADE 2.2 – CONCEITO DE HIPERTEXTO

No google achei 511,000 notas sobre  hipertexto, distribuídas em 51.100 páginas. Quando cliquei “O que é hipertexto”, achei mais 451,000, distribuídas em 45.100 páginas. Muitas notas se repetem nas 2 maneiras de questionar.
O interessante é que a gente vai entrando por um e saindo por outro pois muitos são complementos de outros ou fazem referência a outras notas.
Aqui está uma definição que gostei e que me pareceu deixar claro o significado de Hipertexto.
Segundo Wikipédia, é um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de variadas mídias, cujo acesso se dá através dos links na forma de termos destacados no corpo do texto, oferecendo acesso às informações que complementam ou estendem o texto principal.
Assim, o Hipertexto possibilita aos leitores uma leitura não sequencial sobre um determinado assunto, pois o mesmo pode agregar vários caminhos permitindo assim ao leitor fazer escolhas, e obter novas informações, “[...]libertando ousuário da lógica unívoca, da lógica da distribuição, próprias do sistema mass-mídia predominante no séc.XX. [...] Silva.
A própria Wikipédia é em formato de Hipertexto. O simples ato de navegar na World Wide Web possibilita o acesso a uma sequencia de links, e a Web é o maior sistema já conhecido nesse formato.
Mas o Hipertexto não é só o acesso a novos conjuntos de textos, mídias e afins através de hiperlink, mas também a troca de conhecimentos: “[...]Ele (Hipertexto) democratiza  a relação do indivíduo com a informação, permitindo que este ultrapasse a condição de consumidor, de espectador passivo, para a condição de sujeito operativo, participativo e criativo.[...]Silva.”


ATIVIDADE 2.3 – CONCEITUANDO HIPERTEXTO INDIVIDUALMENTE

Pelo que eu pude ler, minha conclusão é que um hipertexto é um texto que no decorrer da leitura, ele não fica só nele, mas através de links e outras indicações a gente pode ir navegando por gráficos, imagens e até mesmo outros textos ou hipertextos que nos levam por uma infinidade de informações. Se entendi corretamente, arrisco dizer que nossa apostila é um exemplo de hipertexto.

2.11 - Visita à Wikipédia

MUITO INTERESSANTE A WIKIPÉDIA PORTUGUESA. EM 13 ANOS, CERCA DE 800 MIL ARTIGOS PÚBLICADOS. EU NUNCA TINHA UTILIZADO A WIKIPÉDIA ANTES DE SER PRECISO PARA FAZER AS ATIVIDADES DESSA UNIDADE E ACHEI MUITO INTERESSANTE. EU NÃO ACRESCENTEI NADA POIS NÃO TENHO NADA INTERESSANTE PARA ACRESCENTAR. QUEM SABE UM DIA; MAS GOSTEI MUITO DE VER QUE A INTERATIVIDADE ROLA SOLTA NO SITE. PORÉM COMO TODOS PODEM POSTAR INCLUSIVE OPNIÕES PRÓPRIAS SOBRE OS ASSUNTOS, PERCEBO QUE ELA É POUCO CONFIÁVEL. DEPOIS DE PESQUISAR NELA, É PRECISO QUE SE FAÇA UMA OUTRA PESQUISA PARA SABER SE O CONTEÚDO É QUENTE OU FRIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário